Tratamento para nevos melanocíticos: quando e como eliminar?
Como tirar nevos melanocíticos é uma das preocupações de quem possui essas pintas de tons castanhos na pele e de aparência elevada. Elas podem surgir antes mesmo do nascimento ou ao longo da vida e são resultantes de predisposição genética, intensidade de exposição solar e características de pele.
A grande questão por trás da escolha de tratamento para nevos melanocíticos é o risco de desenvolvimento de câncer de pele. Inclusive, a exposição solar desprotegida pode colaborar com esse problema.
Como é feito o tratamento para nevos melanocíticos
O primeiro passo do tratamento para nevos melanocíticos é buscar um dermatologista. Ele poderá identificar se há ou não potencial cancerígeno por meio das características da pinta, como assimetria, bordas, tonalidade e tamanho. Além disso, são feitos exames para confirmar o diagnóstico clínico, como biopsias e dermatoscopia.
Se a lesão é benigna, não é necessário retirá-la, exceto em casos em que comprometa a autoestima do paciente ou infeccione por estar em regiões de muito atrito. Contudo, em casos de nevos melanocíticos displásico é preciso realizar uma microcirurgia para remoção da pinta.