Como tratar fotoenvelhecimento?
O processo de envelhecimento é natural com o avançar da idade, mas existe outro tipo, chamado de fotoenvelhecimento cutâneo, que é causado pela exposição solar excessiva, principalmente pela radiação UVA. Ele deixa a derme com uma aparência áspera, amarelada, espessa, cheia de manchas e ainda pode levar ao câncer de pele.
A melhor maneira para prevenir e tratar fotoenvelhecimento é sempre usar o filtro solar com os parâmetros FPS e PPD altos. Essas informações podem ser encontradas no rótulo de cada produto.
Tratamento para fotoenvelhecimento
Quando os danos já estão feitos, a única maneira de amenizá-los é recorrer aos seguintes tipos de tratamento para fotoenvelhecimento:
Peelings químicos são ótimos para renovar a derme e minimizar manchas. Já o laser fracionado não ablativo estimula a produção de novo colágeno, que é prejudicada pela exposição solar desprotegida.
Especificamente para as rugas, uma opção para tratar fotoenvelhecimento é o preenchimento com ácido hialurônico, uma substância naturalmente encontrada no corpo que tem função de volumizar e hidratar a pele. Além disso, a toxina botulínica é outra opção excelente, principalmente para área da face.