O cabelo é considerado uma das peças fundamentais para se sentir bonita, e para evitar o “bad hair day”, aquele dia em que os fios não colaboram, a tática infalível é lavar o cabelo corretamente e finalizá-lo, seja com secador, chapinha, babyliss, difusor ou outros. Contudo, exagerar na higienização pode causar efeito contrário e prejudicar os fios.
Descubra quantas vezes se deve lavar os cabelos a seguir:
Lavar o cabelo todos os dias estraga o cabelo?
A verdade é que lavar o cabelo todos os dias faz mal porque a lavagem excessiva pode aumentar a oleosidade para compensar a retirada do sebo, em um efeito rebote. Contudo, não há um número correto de vezes para lavar as madeixas e mantê-las belas e saudáveis, já que a frequência deve estar de acordo com alguns fatores, como o tipo de cabelo e as atividades do dia a dia.
Os secos necessitam de menos lavagens, enquanto os oleosos precisam de limpeza mais frequente para retirar o excesso de resíduos produzidos pelo corpo ou acumulados por fatores externos, como poluição. Em via de regra, o mais indicado é lavar o cabelo em dias alternados.
A lavagem excessiva e com o uso de shampoos antirresíduos também deve ser feita com cautela, já que pode remover demais a gordura capilar e fazer com que o organismo reaja produzindo ainda mais óleo.
Quem vive em regiões com temperaturas altas ou tem o hábito de utilizar géis, sprays ou pomadas nos fios tem de lavar as madeixas com frequência maior devido ao acúmulo de resíduos provenientes da transpiração e dos produtos.
A prática de esportes exige lavar o cabelo sempre após os exercícios para remover o excesso de oleosidade e proteger, hidratar e reparar as madeixas contra os danos do sol, cloro, elásticos de cabelo, entre outros.
Como lavar os cabelos corretamente: passo a passo
Não esfregue!
O ato de lavar o cabelo deve ser delicado. Utilize as pontas dos dedos ao invés das unhas e massageie suavemente para não agredirá os fios e nem o couro cabeludo. Esfregar com intensidade pode intensificar a produção de sebo e deixar os cabelos oleosos ao invés de limpos.
Aplique shampoo e condicionador corretamente
Espalhe o shampoo no couro cabeludo e leve a espuma da raiz para as pontas sem esfregá-las. Massageie de baixo para cima, enxágue e repita a operação quantas vezes julgar necessário.
Retire o excesso de água e aplique a máscara ou o condicionador apenas no comprimento e nas pontas, aplicá-los no couro cabeludo pode estimular a oleosidade. Massageie, deixe o produto agir por alguns segundos e enxágue abundantemente.
Evite água muito quente
A temperatura ideal para lavar o cabelo deve ser de fria à morna. A água quente resseca a raiz capilar e estimula a produção de sebo.
Use shampoo a seco
Caso não tenha tempo para lavar as madeixas, o uso de shampoos secos é uma ótima alternativa, principalmente para os cabelos oleosos, pois estes produtos tiram o aspecto de sebo aparente dos fios.