Rosácea é uma condição que leva ao avermelhamento da pele, principalmente em áreas do rosto como nariz e bochechas. O rubor surge em crises com intensidade variável e pode vir acompanhado de vasinhos, inchaço, sensibilidade e acne. Como ainda não há tratamento definitivo e curativo para a rosácea, é necessário controlar seus sinais e sintomas por meio de cuidados com a pele e medicamentos prescritos por um dermatologista de confiança.
Ainda não se sabe ao certo o que causa a doença, mas fatores como predisposição genética, alterações nos vasos sanguíneos, stress, alteração da microbiota cutânea, exposição solar exagerada em peles fototipo I. Independente da origem do quadro, sabe-se que, além de consultar um médico especialista, o paciente deve evitar produtos e hábitos capazes de desencadear crises de vermelhidão.
Continue lendo e saiba como tratar rosácea.
Dicas práticas para tratar rosácea
A duração do tratamento de rosácea depende do tipo e da gravidade dos sinais e sintomas. A recorrência é comum, mas pode ser evitada
Medicamentos para rosácea
Alguns remédios podem tratar e manter a rosácea sob controle, porém pode ser necessária uma dose de paciência para testar fórmulas até encontrar aquela que funciona para você. Há opções tópicas ótimas que diminuem a vermelhidão moderada ou intensa em até 12 horas, como pomadas, géis e cremes à base de brimonidina ou oximetazolina. Para pessoas com quadros leves, podem ser usados produtos com ácido azelaico, metronidazol e ivermectina, cujo efeito leva até seis semanas para surgir. Use e abuse da água termal que é o produto que toda pele de rosácea merece como carinho.
Também pode-se contar com remédios orais, principalmente com antibióticos. Essa opção de tratamento costuma ser recomendada somente para casos severos de rosácea, como os que apresentam muito inchaço e acne. Fórmulas desta categoria incluem compostos que só podem ser adquiridos sob receita médica e apresentam restrição para gestantes e lactantes.
Proteção solar
O uso diário de filtro solar é essencial para todas as pessoas, mas se você tem rosácea deve tomar ainda mais cuidado. A luz do sol é uma das principais causa das crises de rosácea, por isso é indicado evitá-la.
Use protetor solar amplo espectro com FPS 30 ou superior todos os dias. De preferência aos produtos com cor, já que protegem ainda mais a pele, assim como os com base mineral, que têm menos chance de irritar a pele.
Use um chapéu de aba larga quando estiver ao ar livre durante o dia e/ou procure ficar em sombras.
Atenção aos gatilhos
Mesmo que você tome todos os cuidados com sua pele, alguns gatilhos podem desencadear novas crises de rosácea, como estresse, calor, água quente, suor, comidas apimentadas e álcool.
A maneira pela qual cada pessoa reage aos gatilhos é diferente, portanto quem tem rosácea deve aprender o que lhe afeta e fazer as devidas substituições.
Skincare
A pele de quem tem rosácea é mais sensível e merece cuidados especiais. O primeiro deles é evitar produtos com componentes abrasivos, como ácido lático, ureia, sulfato de sódio, carvão, álcool, hidroquinona, retinol, vitamina C, mentol, óleo de eucalipto e ácido salicílico. Substâncias com fragrância também devem ser riscadas da rotina de cuidados diários.
Procure produtos para peles sensíveis, como hipoalergênicos, sem parabenos e sem sabão. O mesmo vale para maquiagens: no caso delas.
Antes de usar um novo cosmético, teste-o no pescoço ou no antebraço e observe se sua pele terá alguma reação.
Se você tiver dificuldade em encontrar produtos que não irritem sua pele, um dermatologista pode ajudá-lo. Este médico fará exames
Seja gentil com sua pele
Qualquer coisa que irrite sua pele pode piorar a rosácea, por isso evite esfregá-la, seja com algodões, esponjas ou esfoliantes.
Procedimentos estéticos
Já existem procedimentos em consultório que amenizam a vermelhidão, como luz pulsada – cujos resultados permite o controle da rosácea até por 12 meses . Antes de realizá-los, converse com seu dermatologista para descobrir o melhor tipo de tratamento de rosácea para você, assim como cuidados para prevenir novos episódios.
Tornar essas dicas parte de sua rotina de cuidados pode ajudá-lo a cuidar melhor de sua pele propensa à rosácea.
Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Então entenda como agem os bioestimuladores.