“Você é o que você come”. Você já deve ter ouvido este ditado um milhão de vezes e ele é mais do que verdadeiro, principalmente em relação à pele. Tudo que é ingerido influencia na saúde desse tecido e, inclusive, é possível prevenir o envelhecimento apenas com mudanças na dieta.
Não estamos falando de produtos milagrosos, mas alimentos fáceis de encontrar cujas funções amenizam desde rugas e manchas até secura e flacidez. A seguir, saiba mais sobre alimentos bons para a pele:
Prejuvenation, o que é?
Antigamente tratamentos estéticos eram o principal pilar para lidar com rugas, manchas e flacidez, mas agora vem sendo adotada uma nova tendência chamada “prejuvenation”, ou seja, a junção de prevenção e rejuvenescimento.
O termo consiste em cuidados caseiros diários e uso de tecnologia estética para minimizar e retardar os sinais do envelhecimento.
Dentre os cuidados preventivos está a alimentação saudável, que, embora não faça milagres, é capaz de amenizar os efeitos da idade sobre as células.
Dicas de alimentos bons para pele
Apostar em comidas com propriedades antioxidantes, hidratantes e nutritivas é uma das estratégias mais poderosas para cuidar do maior órgão do corpo: a pele.
Inclusive, o consumo destes itens durante tratamentos estéticos, principalmente os com laser, pode proporcionar resultados mais rápidos e intensos.
Pronta para ficar ainda mais bonita? Aqui estão 7 dicas para nutrir seu corpo de dentro para fora:
Evite alimentos inflamatórios
Há alguns produtos que estimulam a inflamação dos tecidos e, consequentemente, aceleram o envelhecimento. Dentre esses vilões estão os industrializados, como refrigerantes e congelados, além de os com glúten, excesso de açúcar ou leite.
Aposte nos antioxidantes
Assim como a exposição solar desprotegida, um cardápio repleto de alimentos pouco nutritivos e gordurosos estimula os radicais livres a combaterem as células saudáveis do organismo, predispondo doenças e acelerando o processo de envelhecimento.
Uma boa maneira de ir contra esse processo é consumir alimentos antioxidantes, que eliminam os radicais livres. Alguns exemplos são tomate, pepino, cenoura, couve, cúrcuma, laranja, limão, melão e abóbora.
Consuma probióticos
Probióticos são alimentos bons para a pele pois contêm micro-organismos vivos cuja ingestão estimula a flora intestinal, o que reflete beneficamente na pele. Alguns exemplos são o kefir, o kombuchá, o chucrute e o kimchi.
Ácidos graxos
Peixes — como salmão, truta e sardinha — têm alto teor de proteínas magras, que ajudam a construir músculos e combater flacidez, e ácidos graxos essenciais (como ômega-3 e 6), que possuem poder anti-inflamatório e promovem a hidratação das células, evitando ressecamentos.
Cereais integrais
Ricos em vitamina B, cereais são alimentos bons para a pele por regularem o metabolismo e o crescimento celular, além de melhorarem a imunidade. Neste grupo, estão arroz integral, quinoa e aveia.
Nuts
Assim como os peixes, as nozes e as amêndoas são repletas de ácidos graxos que combatem o envelhecimento. Essas nuts também contêm vitamina E, a qual melhora o sistema muscular, nervoso e dá vitalidade aos cabelos, pele e unhas.
Vegetais verdes
Vegetais de folhas verdes contêm cálcio, ácido fólico e zinco, substâncias excelentes para os ossos, a visão e a pele, respectivamente. Alguns bons exemplos são espinafre, brócolis e agrião.