Como evitar alergia a álcool em gel em plena pandemia?

Como evitar alergia a álcool em gel em plena pandemia?

O coronavírus de fato mudou a realidade da saúde mundial e uma de suas principais iniciativas de combate é o uso do álcool em gel para higienizar as mãos, em conjunto com o uso de máscaras e os protocolos de distanciamento e isolamento social.

No entanto, o uso frequente e desenfreado de álcool em gel desencadeou um novo problema: a dermatite. Essa inflamação da pele é comum principalmente em pacientes que possuem eczema, uma condição que torna a cútis mais sensível à inflamação de várias naturezas.

Ainda assim, pessoas que não possuem qualquer problema de pele também podem ter alergia a álcool em gel. Felizmente, há algumas maneiras de evitar o problema. Mesmo com a alergia presente, não é necessariamente proibido usar o produto, no entanto há outras opções disponíveis.

Sintomas de alergia a álcool em gel

É evidente que a pandemia como um todo representa um risco muito maior do que a alergia de pele, mesmo assim é importante cuidar das suas mãos – área mais afetada por esse tipo de dermatite.

A alergia costuma surgir pela ação de sanitizar a mão diversas vezes com álcool em gel. Assim, seus sintomas podem ser:

  • Pele bem seca e rachada
  • Coceira
  • Dor
  • Placas avermelhadas
  • Descamação

Para quem sofre de eczema, esses sintomas podem ser ainda piores. Sendo assim, como você pode proteger sua pele enquanto se protege também do coronavírus fora de casa?

Tratamentos para dermatite por álcool em gel

Medicamentos

Se a pele apresentar muita sensibilidade, o ideal é procurar um dermatologista, seja por meio de consultas presenciais ou on-line.

Dependendo das feridas e do nível de coceira, cremes anti-inflamatórios e corticoides, assim como remédios de via oral, podem ser prescritos.

Hidratante

No geral, o uso de hidratantes já ajuda bastante a combater a dermatite por álcool em gel.

Há algumas regras, porém, para passar o hidratante: ainda que as mãos estejam sensíveis e inflamadas, é importante lavá-las bem antes de aplicar quaisquer produtos. Utilize bastante sabonete e limpe todas as partes da mão por pelo menos 20 segundos.

Passar hidratante sem higienizar as mãos só espalhará as bactérias. Se você estiver com a pele rachada, isso é ainda mais perigoso. Portanto, é imprescindível a lavagem com água e sabão antes de passar o creme hidratante.

Cuidado com a secagem

Não é necessário secar drasticamente as mãos com uma toalha após lavá-las e hidratá-las, pois dependendo da força usada, elas poderão ficar ainda mais feridas e sensíveis. Portanto, prefira a secagem ao natural.

Na pandemia por coronavírus também é importante limpar as embalagens de hidratante, álcool em gel e qualquer outro recipiente usado fora de casa. Assim, germes e o próprio vírus da Covid-19 são evitados.]

Como evitar a alergia a álcool em gel?

Não exagere

Uma das coisas mais importantes é entender que o álcool em gel é um substituto do sabonete quando não há como lavar as mãos apropriadamente. Uma das formas mais eficientes de evitar uma alergia é não usá-lo excessivamente. Além de expor a pele a substâncias químicas, o excesso retira a barreira de proteção natural da pele, deixando-a muito exposta.

O álcool em gel deve ser usado somente ao estar fora de casa ou em locais nos quais não há pias com sabonete.

Hidrate

É extremamente recomendado andar com pequenos tubos de hidratante em conjunto com o álcool em gel. Essa é uma forma de manter as mãos hidratadas em todas as situações e horários do dia.

Em épocas muito frias, as mãos podem ficar ainda mais secas e gerarem feridas e dores significativas, então a hidratação diária se torna imprescindível.

Use luvas

No geral, também é recomendado o uso constante de luvas ao manipular produtos de limpeza, como água sanitária, antissépticos, detergentes e outras substâncias químicas e abrasivas. Esses produtos são extremamente agressivos para a pele, ainda mais para as de pessoas com histórico de alergia e eczema.

Tomando estes cuidados, certamente a saúde de suas mãos estará preservada mesmo durante a pandemia.

Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Então saiba o que é fotona laser.