Preenchimento labial: benefícios, duração, como é feito e riscos

Preenchimento labial: benefícios, duração, como é feito e riscos

Preenchimento labial é um procedimento estético que visa aumentar o volume dos lábios e, ao mesmo tempo, torná-los mais bonitos e estruturados.

Segundo a American Society of Plastic Surgeons, mais de 30 mil pessoas se submeteram às injeções para aumento labial somente em 2019. Não é à toa que o método está em alta: sua aplicação é relativamente simples e não oferece efeitos colaterais graves.

Quando bem aplicado, o preenchimentos de ácido hialurônico nos lábios fornece um resultado natural e razoavelmente duradouro.

Neste artigo, exploraremos como é o procedimento, onde fazê-lo e seus prós e contras

Tipos

Existem vários tipos de tamanhos de partículas de AH (ácido hialurônico) que podem ser utilizadas para o tratamento labial, devendo ser analisado o formato labial do paciente para obter um resultado belo e natural, que harmonize com o formato do rosto e idade do indivíduo.

O preenchimento labial engloba a injeção de substâncias no vermelho da boca, na mucosa úmida e ao redor da boca. O produto aplicado com maior frequência é o ácido hialurônico, que é uma substância natural encontrada no corpo e que dificilmente causa reação alérgica.

Entre os diversos derivados de ácido hialurônico encontrados no mercado do preenchimento, se destacam Restylane Kysse, Juvederm Plus, Volift, Balance Belotero, Renova etc. Apesar dos nomes diferentes, todos fornecem resultados semelhantes. Algumas marcas já incluem o anestésico lidocaína na composição.

Benefícios

O preenchimento labial com ácido hialurônico pode valorizar a aparência dos lábios pela melhora de sua forma, estrutura, volume e hidratação.

O método é vantajoso para quem busca naturalidade, já que a quantidade de substância injetada é facilmente controlada. Além disso, as aplicações podem ser feita aos poucos para que o resultado seja alcançado de maneira segura e gradativa, se assim o paciente desejar.

Para alguns pacientes pode ser associado tratamento conjunto com tecnologia como ultraformer ou fotona intra-oral antes de realizar o preenchedor, obtendo-se um resultado superior e mais duradouro.

Quanto tempo dura o preenchimento labial?

Os resultados são duradouros, mas não permanentes. Em geral, os lábios preenchidos se mantêm por seis meses até um ano, sendo necessárias mais injeções após o período para mantê-los volumosos.

Como é feito o procedimento

As injeções ocorrem no próprio consultório, precedidas de um anestésico tópico ou local para aliviar ou desconforto das picadas.

O profissional marca as áreas a serem perfuradas nos lábios. Então, aplica a substância preenchedora com uma agulha fina ou cânula.

Logo após o procedimento, é recomendado evitar o uso de batom e outros cosméticos na boca, assim como não fumar. Pode-se também administrar medicação analgésica para aliviar a dor e controlar o inchaço.

Os resultados são praticamente imediatos. Contudo, é comum que os lábios pareçam maiores nos primeiros dias devido ao inchaço das picadas da agulha ou cânula.

Efeitos colaterais e riscos

Os efeitos colaterais do preenchimento labial com ácido hialurônico são temporários. Eles envolvem edema, hematomas, vermelhidão, sensibilidade e sangramento no local da injeção.

Riscos adversos mais sérios incluem assimetria labial, nódulos e infecções, porém são incomuns quando o tratamento estético é realizado por um profissional sério e competente.

Vale informar previamente ao médico se você é alérgico à lidocaína, pois ela está presente em algumas fórmulas de preenchedores.

Além disso, pessoas com infecções ativas, como herpes e piodermites devem estar com as doenças controladas antes de se submeterem ao procedimento.

Como escolher um médico?

Médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos são os profissionais mais qualificados para fazer preenchimento labial. Ainda assim, é preciso fazer a lição de casa, ou seja, buscar referências do especialista, perguntar sobre seu método e se assegurar de sua certificação no conselho ou associação médica de sua especialidade.

Além disso, peça para o profissional mostrar fotos antes e depois de seus pacientes.

Portanto, não haja por impulso. O preenchimento labial apresenta riscos reais, especialmente se a pessoa que está aplicando não tiver técnica e conhecimento profundo da anatomia facial.