Melasma é uma condição comum que cria manchas castanhas ou marrons na pele do rosto, as quais costumam ficar mais aparentes no verão. Embora não cause maiores consequências à saúde física, essas alterações podem impactar drasticamente a autoestima e o bem-estar.
Por esse motivo, muitas pacientes sonham com um tratamento eficaz para melasma. Felizmente, uma opção tem se destacado perante as demais: o microagulhamento com drug delivery. A primeira vista, esse termo pode parecer complexo ou até mesmo sofisticado demais, mas se trata de uma opção muito realista e com ótimos resultados. Confira:
Microagulhamento com drug delivery para melasma
O microagulhamento tem sido cada vez mais adotado e aclamado devido aos seus resultados positivos no tratamento de diversas condições de pele, como estrias e cicatrizes.
O procedimento é realizado com um aparelho semelhante a uma caneta, chamado dermapen, que conta com diversas microagulhas que realizam milhares de pequeníssimos furos na pele. Esses canais estimulam a formação de colágeno, que é uma proteína fundamental para uma pele viçosa e elástica, o que por si só já atenua rugas finas, marcas e manchas de acne.
É justamente aí que entra o o drug delivery (em tradução simples, “entrega de medicamentos”): a técnica usa os canais recém-formados pelo microagulhamento para a aplicação de ativos potentes no ato do tratamento, como ácido tranexamico, que é um clareador eficaz de melasma.
Vantagens perante outros métodos
A penetração dos ativos diretamente nos furinhos faz com que a substância alcance as camadas profundas da pele e proporcione resultados mais rápidos e duradouros.
Outra vantagem é que, apesar das pequenas escoriações, não há marcas intensas ou necessidade de cuidados excessivos nos dias seguintes às sessões, pois a derme não é agredida de modo tão intenso quanto em outros procedimentos, como os que utilizam laser.
Como é feito esse tratamento eficaz para melasma?
O dermapen para melasma com drug delivery é realizado somente após a aplicação de uma pomada anestésica, o que ocorre aproximadamente 30 minutos antes do início da sessão.
Em seguida, o dermatologista responsável avalia qual será a profundidade da agulha utilizada e o ativo aplicado, decisão que varia de acordo com o tipo de pele e manchas da paciente.
Em seguida, a dermapen entra em ação com movimentos rápidos que causam os pequenos furos na pele e, por fim, o agente clareador é aplicado.
São necessárias 3 a 4 sessões com intervalo médio de 30 dias, que é o tempo suficiente para a pele se regenerar.
É recomendada a aplicação de filtro solar com alto fator de proteção diariamente após o procedimento, já que ele reduz a chance de retorno das manchas de melasma.
Dói?
O incômodo do procedimento dependerá da sensibilidade de cada paciente, mas em geral é considerado tolerável ou até mesmo inexistente.
É possível curar melasma?
Mesmo realizando o tratamento eficaz para melasma, essa condição de pele é crônica e ainda não é possível falar de cura definitiva, pois a própria luz visível já estimula a formação de novas áreas de hiperpigmentação.
Todavia, sempre é possível obter clareamento e melhora das manchas e, se houver os devidos cuidados por parte da paciente, os bons resultados permanecem por muito tempo.
Gostou das informações sobre tratamento de melasma? Siga nossa página no Facebook e saiba mais!